Composição e Estética Fotográfica
Compor é criar



Em essência a composição é a selecção e colocação do motivo na área fotografada, quando se olha através do visor deve tentar-se ver essa fotografia e não a outra que já se tenha visto antes, seguir experiências novas e procurar formas mais expressivas e criativas.

A verdadeira força de uma boa imagem radica na combinação de um motivo e uma composição vigorosa, o que se decide deixar fora da imagem por vezes é tão importante como o que se inclui nela.

A leitura da imagem

O nosso olhar é influenciado pelo nosso modo de escrita e leitura, da esquerda para a direita.
O hemisfério cerebral controla a nossa criatividade artística.

Quando observamos uma fotografia, a tendência de nosso olhar é fazer uma leitura desta imagem no sentido horizontal, da esquerda para a direita, e também de baixo para cima.

Por este facto no momento em que estivermos a fazer a composição de uma fotografia devemos ter isso em conta. Usando este conhecimento, podemos construir imagens que tenham dinâmica e movimento.

Se colocarmos uma pessoa no extremo direito da imagem, quando alguém observar a imagem o seu olhar irá passear-se por toda a imagem, começando no lado esquerdo e terminando no lado direito, exactamente onde está colocado o nosso assunto principal.
Esta técnica pode ser também usada em fotografias de paisagens. Fotografando uma planície com uma estrada no meio do vale, se fizermos o enquadramento de modo que a estrada comece no lado inferior esquerdo e termine no lado superior direito, o espectador terá uma ideia de movimento e o seu olhar irá passear pela estrada detendo-se no sujeito de nosso interesse.

Podemos adicionar detalhe, drama, volume às fotografias, tudo o que a nosso imaginação permita.


Carlos Vilas - 24-09-2008