Compreender os Formatos de arquivo do Photoshop

O Photoshop trabalha com uma variedade de formatos de arquivo.
A maioria é criada quando os arquivos são editados e guardados com o comando Salvar como.


Figura 01

A figura 01 mostra as várias opções de arquivo disponíveis.

Aqui temos a opção de gravar o arquivo conforme o formato desejado. Todos estes formatos só estão disponíveis quando a imagem está em 8-bit. Quando a imagem é em 16 ou 32-bit´s o formato de gravação é mais limitado.Quando as imagens estão em 16 ou 32 bits não se podem salvar no formato JPEG, se o desejar fazer terá de o converter em 8-bits, ou então salvá-lo em TIF.
Os formatos de 16 e 32-bits não são necessários para a maioria dos trabalhos,contudo uma grande parte dos profissionais usam formatos como: Raw, PSD, TIF, JPG. Mais à frente iremos falar sobre o Raw, Câmara Raw, ficheiro que não permite qualquer alteração, depois de processado em bruto só pode ser salvo nos formatos típicos do Photoshop geralmente PSD, TIF, JPG.




PSD Photoshop - é o arquivo padrão, tem mais funcionalidades que qualquer outro, suporta recursos como camadas, permitindo aceder quando voltarmos a abrir, a  todas as funcionalidades das imagens guardadas.





         (Camadas)  Figura 02


        TIFF ou TIF - Tagged Image File Format.

É um formato flexível usado pela quase todos os programas de edição de imagem e softwares gráficos.
O TIFF permite guardar as imagens em camadas, pode-se trabalhar em CMYK e LAB para gráficas.
Quando se grava as imagens com camadas em TIF, o ficheiro é maior do que gravado em PSD, isto por em PSD as imagens são compactadas para torná-las mais pequenas quando são salvas.
O TIF tem pouca compressão quando grava o ficheiro.
O TIF quando é salvo tem quatro opções disponíveis: Nenhuma, LZW, ZIP, e
JPEG.
                           Quando os dados estão comprimidos, são geralmente tratados de duas maneiras:

LOSSLESS - todas as informações serão mantidas durante a compressão, isto quer dizer que pode ser salva e comprimida várias vezes sem comprometer a qualidade da imagem.

Lossy compression - Durante a compressão, os dados são removidos permanentemente. Níveis altos de compressão resultam numa maior perda de dados. Esta perda de dados podem afectar significativamente a qualidade da imagem.

LZW ou ZIP compressão com pouca perda, ideal para enviar por FTP ou mail, ou para guardar os ficheiros sem ocuparem muito espaço.

Outra opção TIF é poder guardar as imagens com camadas como o PSD, não esqucer que o espaço em disco é muito importante quando se toma a opção de gravar TIF em camadas.


JPG (Joint Photographic Experts Group)


Compressão de um Arquivo - é o sistema que analisando um arquivo e procurando dados numéricos similares (cor), quando os localiza em vários lugares da imagem, se são idênticos junta-os num único.
A compressão reduz substancialmente o tamanho do ficheiro, e reflecte-se também na qualidade da imagem, se for necessário voltar a abri, editar e voltar a gravar.
O formato JPEG (JPG) é o que mais comprime as imagens, o seu resultado está espelhado nas duas imagens a seguir.


Na figura 03.1 escreveu-se uma linha e
gravou-se a imagem simplesmente.


Na figura 03.2  a mesma linha depois de ter sido gravada
várias vezes, resultou na mistura das cores, isto devido às várias
compressões a que o arquivo foi sujeito.