Interpretar a Luz

Principio básica da FOTOGRAFIA


Para se realizar uma boa fotografia, temos de ter em conta que, o principal equipamento fotográfico começa no nosso olho, este transmite à nossa câmara "cérebro"as imagens onde são processadas e armazenadas.
Toda essa informação fica armazenada segundo a sua categoria e pronta a ser usada em qualquer momento.
Como podemos verificar é isso mesmo que acontece com o nosso trabalho.

A câmara fotográfica e o nosso olho

A fotografia é uma arte...

Tudo começou quando o homem sentiu que podia reproduzir e guardar as suas imagens.
A primeira imagem conhecida foi o "SUDÁRIO DE CRISTO", pode dizer-se que a fotografia foi inventada à cerca de dois mil anos....

"Ele O desceu da cruz, envolveu-O num pano de linho e colocou-O num sepulcro...” (Lucas, 23,53)

De todas as manifestações artísticas a fotografia foi a que mais se notabilizou, e entrou em casa de todos. No seu inicio, existiu uma grande força da parte dos artistas pintores de menosprezarem a fotografia. Daguerre dizia que a fotografia era "uma arte absoluta, um Deus vingativo que realiza o desejo do povo... Uma loucura, um fanatismo se apoderou destes novos adoradores do sol...!"
A nova concepção da realidade conturbou o mundo cultural e artístico europeu.
Numa época em que as artes plásticas, o teatro e a literatura atravessavam uma série de mudanças, nasce uma nova arte que está ao alcance de todos, e começa a conquistar prestígio social. <>Aparecem os profissionais que desejam encontrar a todo o custo formas de melhorar a fotografia tradicional, tanto no campo da física como da química, além das novas técnicas de enquadramento e iluminação.
A fotografia vai aos poucos encontrando o seu lugar na sociedade, por ser mais subjectiva, intimista, interpretativa, valorizando o discurso do seu próprio autor.Nascem pois ao longo dos anos verdadeiros artistas, que transformam o mundo. Hoje não se poderia viver sem a fotografia, faz parte do nosso dia a dia, ajudando-nos a ver o mundo com mais realismo, com mais glamour.


Miguel Angelo usava a tecnica fotográfica para fazer as suas pinturas. sistema esse usado pelos arabes no século X a XII.
Contudo a fotografia tal como a conhecemos nos nossos dias foi inventada no século IXX, pelo Sr. Nicéphore Niepce, pelo Sr. Talbot na Inglaterra e o Sr. Daguerre em França.