Manipulação de Imagem

Criatividade e Paciência são as armas mais poderosas, para tirar partido do Photoshop.

Ferramentas

O básico para se começar com o Photoshop é conhecer as FERRAMENTAS

Photoshop CS3

O PHOTOSHOP CS3 trouxe novas ferramentas e comandos.


fig.01

fig. 02

fig 03

fig 04

fig 05

fig 06

fig 07


Interface do CS3 –- A principal novidade da interface do CS3 é as barras de ferramentas inteligentes (fig. 01). Podem agora ser transformadas em ícones ou ajustadas em formas diferentes (fig. 02). Sem falar no modo de encaixe, que abre, contrai e expande com um só clique. A tradicional barra de ferramentas de duas colunas, agora também pode ser transformada em apenas uma.

Smart Filters
– Os filtros inteligentes é a maior revolução do Photoshop. Agora com os filtros inteligentes podemos alterar o tamanho, redimensionar as imagens quantas vezes quisermos sem perda de qualidade e podemos também aplicar, por exemplo, um filtro de desfoque, um filtro de nitidez, e um filtro de textura sobre uma imagem, e depois abrir o primeiro filtro e alterar a configuração sem perder os demais. É a mesma lógica das camadas de ajuste e preenchimento que salvam os últimos ajustes aplicados. O comando está no começo do menu Filtro / Filters, ou na barra de ferramentas dos Layers / Camadas (fig. 03).

Auto-Alinhamento / Auto-Blend - O Auto-Align faz o alinhamento automático das fotos ou texto deixando os elementos exactamente na mesma posição. Já o Auto-Blend faz a mistura entre camadas. Dois recursos importantes para quem trabalha com imagens sequenciais, onde é necessário compor as áreas de duas fotos parecidas. Os dois comandos ficam no menu Editar / Edit.

Curvas - O comando Curvas vem muito mais simplificado. Na caixa de diálogo foi introduzida a opção Show Clipping, que permite a localização de forma rápida e eficiente do ponto mais branco e preto da imagem para corrigir brilhos e contrastes (fig. 04)

Quick Selection - A Varinha Mágica criação de selecções rápidas, tem ao seu lado um ajudante de peso, mais forte e preciso. Trata-se do Quick Selection. Basta seleccioná-lo na barra de ferramentas e dar um clique na área desejada para que a mágica aconteça. O Quick Selection selecciona uma mostra das cores e forma a selecção em segundos.

Photomerge - Apesar de não ser um comando novo, o Photomerge do CS3 foi aprimorado. Com ele podemos montar fotos panorâmicas de forma muito precisa e rápida, com opções automáticas ou com ajustes manuais.

Bridge - A nova versão do Bridge basicamente trouxe três recursos importantes para gerir e organizar as imagens: a ferramenta Loupe, novos filtros de pesquisa e o modo de visualização múltiplo. A ferramenta Loupe permite avaliar em detalhes as fotos sem ter que abri-las no Photoshop (fig. 05). Os filtros de pesquisa localizam fotos por orientação, proporção, datas, tipo de arquivo etc. Por fim, o modo de visualização múltipla permite a selecção de duas ou mais fotos para um comparativo.

Camera Raw - Quem já editava seus arquivos RAW no Adobe Camera RAW vai ficar satisfeito com os recursos da nova versão. Há recursos sofisticados para a conversão de fotos para preto-e-branco e ajuste de cores por canais individuais. Com destaque para os comandos Recovery, Fill Light e Blacks. O Recovery recupera as áreas sobrexpostas nos realces. O Fill Light clareia, ilumina as áreas de sombras. Enquanto os Blacks ajustam os pretos da imagem. Outra novidade é a interface, que ficou mais moderna e simples (fig. 06).

Zoomify - O Zoomify é um recurso sensacional para quem precisa exibir imagens em alta resolução na Internet. Ele cria uma apresentação que permite navegar pela imagem, dando zoom e vendo pequenos detalhes, sem o risco de que a imagem venha a ser copiada indevidamente. Tudo graças ao Adobe Flash, que impede salvar a imagem (fig. 07).

PHOTOSHOP CONFIGURAÇÃO

Configuração Software


Photoshop Preferências:

Vamos configurar o Photoshop para tirarmos o máximo partido, contudo individualmente teremos de explorar a configuração da interface, as ferramentas e estilo de pincéis.
Abri o Photoshop e seleccionar no menu Edit - Preferências -General.


fig 08

Vamos tratar os elementos que podemos mudar para obter um melhor rendimento. As preferências aparecem como a representa a fig. 08 a maior parte das opções que vêm de fábrica estão marcadas e normalmente resultam. Contudo convém verificar se a INTERPOLAÇÃO das Imagens está configurada como BICUBIC (mais suavizada "best for smooth gradents"


fig 09

Bicúbica mais suavizada (Bicuic best for smooth gradents) é a melhor opção para ampliar arquivos e oferece resultados mais suaves, para os tons de pele.

Automatically Launch Brigde - esta opção abre o Brigde sempre que abre o Photoshop.
As outras opções marcadas com o visto devem ser respeitadas.